quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Quais são seus sonhos para 2010?


291209O Senhor nos concede de presente mais um novo ano; precisamos viver de maneira nova. Como as empresas que são fechadas para balanço, também nós, se ainda não paramos, precisamos parar para rever a nossa vida.
Três perguntas básicas podem nos ajudar a fazer um programa de vida, para que cresçamos humana e espiritualmente.
Perguntemo-nos: O que não posso levar para 2010, por que não é compatível com a minha vida?
O que preciso começar? Talvez você precise iniciar a vida de oração, buscar reconciliação com alguém ou até mesmo fazer uma dieta para ter mais qualidade de vida ou tantas outras coisas práticas que foi adiando.
O que preciso continuar? Algo que foi bom e que você precisa levar adiante.
Nós somos de Deus. Essa afirmação deve nortear nossas vidas. É claro que sozinhos não somos capazes de mudar hábitos e costumes, talvez já inveterados na nossa vida há anos; mas, da nossa parte, precisamos tomar uma firme decisão e pedir a Jesus que nos dê a graça de sermos homens e mulheres novos neste novo ano. Com certeza Ele vai nos ajudar.
Senhor, derrame sobre nós o Espírito Santo, porque queremos viver segundo o Teu coração.


Imagem de Destaque

Desencontros de gerações

Conviver com o adolescer é algo bastante marcante
Quando percebemos mãe e filha adolescente em relacionamento é interessante notar que temos duas mulheres frente a frente vivendo momentos de vida totalmente diferentes. A mãe já passou por tudo aquilo que sua filha passará e isso fará a diferença na relação! Conviver com o adolescer é algo bastante marcante e mexe consideravelmente com a vida das famílias; a mãe, em especial, é aquela que acompanha bem de pertinho tais mudanças, não apenas as corporais, mas as emocionais também.

A filha está abandonando o corpo de menina para o corpo de mulher, despertando assim sua sexualidade. A jovem procura independência, liberdade, menos controles dos pais, mesmo não tendo qualquer experiência a este respeito. O medo (sim, o medo!) existe, mas a jovem dificilmente confessará seus temores aos pais. Misturam-se a impulsividade, a agressividade, a instabilidade e a contradição. Tantos sentimentos diferentes e todos eles misturados.

Quais são os comportamentos esperados nesse período?

A jovem rivaliza com a mãe, desafia as convenções, estabelece seus padrões de conduta. A jovem fala sobre coisas que não ficam claras e também não dá clareza sobre nada. É aí que entra a figura da mãe como aquela que, muitas vezes, terá de traduzir o que a filha diz; as mensagens nem sempre são claras: pede perdão ou pede ajuda “entre palavras, nas entrelinhas….” A filha exige que seja tratada como “gente grande”, mas ainda não se esqueceu dos seus comportamentos infantis. É como se a jovem vivesse o luto pelo corpo perdido, pela transição para uma fase tão desejada, mas ao mesmo tempo, tão assustadora; e, muitas vezes, não sabe para onde ir, e os pais, a mãe em especial, muitas vezes, sentem-se incapazes de dar o suporte necessário.

Vamos lembrar de um ponto importante: como tratar as emergências adultas e o tratamento que muitas vezes ela assim exige, com momentos, necessidades e atitudes ainda tão infantis?

É o desencontro entre a própria geração! A jovem que vê desabrochar o corpo de adulta, as pressões de um mundo adulto, mas que muitas vezes, ainda não é madura o suficiente para perceber-se assim ou para se reposicionar em sua idade.

Parece uma “missão impossível”? Muitas vezes, sim. Os pais, a mãe em especial, precisam mostrar interesse, mas não invadir. Porém, nessa tentativa, muitas vezes se afastam da jovem, que, numa fase de tanta influência por terceiros, pode se deixar levar por referenciais nada positivos. Fique de olho!

É importante pensar que adolescentes, homens e mulheres, fazem seus pais “reviverem” a sua própria história como jovens. Mães, muitas vezes, revivem a adolescência, quando confrontadas com a jovialidade dos filhos. Contudo, para a mãe, o que se percebe é uma outra fase de vida: o amadurecimento e, por vezes, estão vulneráveis, sensíveis pela valorização da linda filha juvenil, pois podem estar perdendo a beleza, aquela juventude que para elas deixa de existir, mas, na verdade, se renova, é a beleza de cada fase de nossa vida!

Por fim, os papéis que se misturam, as idades com seus fatores emocionais específicos, todos entrelaçados numa única teia, vão se confundindo, mas ao mesmo tempo se solidificando. Reações muitas vezes inconscientes são assim vividas, mas especialmente, a relação mãe-filha/filho-pais deve ser coberta de muita compreensão, amor e receptividade nessa fase tão importante da vida!
                                     Agulha e a linha

Nós adoramos apontar onde os outros deveriam mudar

Um conto dos padres do deserto diz que certo monge, vendo a morte chegar, pediu aos seus companheiros que lhe trouxessem a chave do céu: queria morrer agarrado a ela. Um companheiro saiu correndo e lhe trouxe a Bíblia, mas não era isso que o agonizante queria. Outro teve a ideia de trazer a chave do sacrário, também não deu certo. Foi então que alguém que conhecia melhor o doente foi buscar agulha e linha. Agarrado a esses objetos prosaicos, o irmão passou mais tranquilo para a vida eterna. Era o alfaiate da comunidade: sua chave para o céu era a atividade diária, carinhosamente realizada para servir aos seus irmãos.

A historinha nos leva a entender que o trabalho cotidiano do monge foi a sua verdadeira chave para entrar no céu. Com certeza, ele também devia ter rezado muito, meditado bastante, talvez jejuado nos dias certos e cultivado algumas dezenas de outras virtudes. No entanto, ele sabia muito bem que tudo dependia de como ele havia exercido o seu maior serviço na comunidade.

O caminho da santidade pode passar por momentos extraordinários, gestos de heroísmo, façanhas memoráveis; porém, passa, em primeiro lugar, por aquilo que fazemos bem ou mal no dia a dia. Todos nós reconhecemos que, em nossa vida, é muito mais pesado o dever cotidiano do que alguns momentos de esforço, difíceis, sim, mas passageiros.

É por isso que João Batista, o precursor, deu respostas diferentes para os diversos grupos de pessoas que lhe perguntavam: “O que devemos fazer?” Todos deviam partilhar o que estava sobrando de suas roupas e de sua comida. A solidariedade com os necessitados e carentes é o primeiro passo para iniciar uma nova vida. Sem desprendimento não há verdadeira conversão. Depois o profeta do deserto apontou escolhas diferentes para os cobradores de impostos, que extorquiam o povo, e para os soldados que deviam aproveitar demasiadamente da sua força e das suas armas. Significa que cada um deles, naquele tempo, como também nós, hoje, devemos encontrar o nosso próprio caminho de conversão, a partir do lugar onde estamos.

No entanto, nós adoramos apontar onde os outros deveriam mudar e o que deveriam fazer para dar certo. Mais uma vez é muito mais fácil criticar os outros ou declarar como nos comportaríamos se estivéssemos no lugar deles do que começar a corrigir e a melhorar a nossa própria vida.

Os exemplos não faltam. Muitos sabem perfeitamente o que eles fariam se fossem o presidente ou o governador. No entanto, poderiam começar a cuidar melhor das suas famílias e dos seus negócios. Mal conseguem administrar os seus lares; o que fariam se tivessem maior responsabilidade? Não muito diferente acontece na Igreja também. Quem nunca quis dar conselhos ao padre, ao bispo e ao Papa? Com toda razão, talvez, mas nem sempre quem distribui sentenças aplica os mesmos critérios para si mesmo. Com isso não quero dizer que não podemos mais falar ou criticar. Ao contrário, a correção fraterna é evangélica e salutar entre amigos e irmãos. Quando, porém, a crítica é estéril, ou é a descarga de mágoas, invejas e frustrações, ela não serve nem para quem a recebe nem para quem a dispara.

De acordo com nossas responsabilidades, cada um de nós tem muito a melhorar, simplesmente procurando cumprir bem o que se supõe seja o seu dever, ou, ao menos, o seu trabalho cotidiano. Assim os pais poderiam caprichar mais na educação dos seus filhos. Os educadores deveriam ensinar mais humanidade e amor à vida própria e à dos outros. Quem julga, deveria julgar com justiça. Quem administra, fazê-lo com mais honestidade e lisura. Quem comunica, buscar a verdade e não o seu próprio interesse. Quem deve evangelizar também deveria fazê-lo com alegria, entusiasmo e competência, deixando de lado outras preocupações.

Todos precisamos nos agarrar mesmo às “agulhas” e às “linhas” de nossas vidas. Fazer bem o que está ao nosso alcance, no dia a dia, sempre será a melhor chave para entrar no Reino do Céu. Se isso ainda nos interessa.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009


Imagem de Destaque

Uma nova chance

Não deixe morrer a esperança que está dentro de você


É final de mais um ano! As luzes, as cores e um misto de despedidas e expectativas fazem esta época ser diferente de todas.

Trocamos presentes, nos confraternizamos, fazemos planos, balanços, viajamos; mas não é só isso. O encanto deste tempo também desperta nossos sonhos e nos enche de esperança. É um momento favorável para contemplarmos o que vivemos, celebrarmos as vitórias e alimentarmos a expectativa feliz à espera das coisas boas que podemos realizar no ano que vem.

Revendo nossa agenda, companheira de todos os dias, percebemos que tudo o que vivemos foi construtivo, mesmo os momentos difíceis. Quanto aos acertos, buscamos formas de torná-los mais freqüentes; nos erros, descobrimos as lições que eles sempre nos trazem. Sendo assim, analisar os acontecimentos é um passo importante que não pode parar em si mesmo, deve nos encorajar a lutar por aquilo que acreditamos, alimentar nossos sonhos e favorecer a realização. Sem planos e perspectivas, corremos o sério risco de parar no que já se foi e viver saudosos das vitórias, ou amargurados pelas derrotas. Coragem!

Esta é a proposta que lhe faço hoje: Não deixe morrer seus sonhos, não pare de lutar. O que não deu certo, este ano, pode dar no ano que começa. Não deixe morrer a esperança que está dentro de você, talvez sufocada por algum fracasso. Acredite, você está vivo! O novo ano é sempre restaurador; é Deus nos dando uma nova chance para recomeçarmos. Existe uma esperança no ar e eu a anuncio: “O Verbo Divino se fez carne e está entre nós...”. Já não estamos sozinhos, temos Deus conosco. O clima de mudanças é favorável, façamos bom proveito dele!

Muitas vezes, o que precisa mudar não são as pessoas nem mesmo as situações que consideramos difíceis, mas nossa maneira de lidar com elas. Esses dias, recebi de uma amiga seu depoimento que reforça o que digo. Ela escreveu assim:

“...Confesso que tenho lutado com mais afinco para viver bem o momento presente, aprendi este segredo e partilho com você. Hoje, não paro nas preocupações e me poupo do sofrimento de pensar no futuro, pois ele não depende de mim.
Já sofri demais, chorei demais, mas agora eu sei, preciso estar somente com Jesus. É difícil explicar com palavras, mas espero que me entenda... Sinto como se fosse um bálsamo sustentando e evolvendo meu coração, ajudando-me a ser melhor e fazendo-me permanecer firme. Este bálsamo é a presença de Deus que não me deixa desanimar.
Poderia estar queixando-me de tantas coisas, mas para que, se tem tanta gente sofrendo mais do que eu? Sofrendo a dor de não ter esperança, pois não conhece Deus. Sofrendo por ser escravo do pecado ou, simplesmente, porque se acostumou a sofrer.
Deus tem sempre o melhor para cada um de nós. Foi o que Ele me disse durante esta semana num momento de oração. Eu quero acreditar nisso e na essência do meu nada encontrar meu tudo. Eu quero recomeçar!”

Eu também quero recomeçar. E você? Acredito que já temos uma excelente dica para iniciarmos o ano de um jeito novo e planejar viver assim a cada dia. Talvez, esse seja o caminho para a felicidade tão desejada.

Tirarmos os olhos do negativo e contemplarmos a beleza que está ao nosso alcance, agradecermos pelo que temos recebido e reconhecer que somos amados e cuidados por Deus, sairmos de nós mesmos e tentarmos amenizar a dor de quem sofre mais que nós, partilhar o que temos e somos fazendo valer nossa fé que se traduz em obras. Certamente, são metas que colaboram para que, de fato, tenhamos Boas Festas e Feliz Ano Novo! Ou ainda, boa vida e feliz Mundo Novo a partir do princípio de que o mundo muda quando nós mudamos.

Temos uma nova chance. “Passou o que era velho, eis que tudo se faz novo!” (II Coríntios 5,17). Em 2009, continuamos juntos!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


Imagem de Destaque

Então é Natal!

"Alegra-te! Não tenhas medo! O Senhor está contigo!"
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra" (Lucas 2:14).

Os encontros e as festas se realizam com bom êxito na medida em que são preparados. Ainda mais quando este encontro é entre Deus e a humanidade. É isso que o nosso coração aberto quer e vai celebrar com a Solenidade do Natal. Pois, em Jesus, Deus sela a nova e eterna aliança com a humanidade. Ao contemplarmos o Menino Deus, nós nos vinculamos ainda mais ao Senhor, que é o verdadeiro Dono da nossa vida e da nossa história. Depois de fazermos esta caminhada de preparação, vivenciando o fecundo Tempo do Advento, queremos perceber este Deus que vem até nós, e escolhe o nosso coração para fazer morada. Deus é tão cheio de ternura e misericórdia, que toma a iniciativa de nos visitar. É Ele quem dá o primeiro passo em nossa direção. A vinda d'Ele até nós é uma festa que nos motiva a celebrar o Natal d'Ele com alegria e entusiasmo! O Natal precisa ser uma festa diferente em nossa vida. E o nosso coração precisa estar diferente também para que o Senhor seja acolhido de verdade e com sinceridade. Quanto mais o nosso coração acolhe Jesus, tanto mais a nossa vida se transforma para o bem e para o belo.


A Festa do Natal é a festa da Luz. Jesus é a Luz que dissipa as trevas. "O povo que andava na escuridão viu uma grande luz" (Isaías 9:1). Não há escuridão alguma que resista à luz que vem de Jesus! Muitas pessoas estão revestidas de escuridão, por conta do medo, da inveja, do ciúme, da pornografia, da maledicência e de tantos outros pecados. Mas, quando nos entregamos ao Senhor, toda treva é vencida. E tudo o que era velho se torna novo em nossa vida. Estamos num momento privilegiado, no qual o Senhor nos convida a abandonar tudo o que é escuro e tudo o que escurece a nossa vida. Se fixarmos os nossos olhos no Senhor que vem, conseguiremos ver a Luz, tendo mais claridade em cada caminho por onde tivermos de percorrer. Jesus torna claro o nosso caminhar e abre as portas para um mundo novo e um futuro mais feliz.

O Natal é a festa da fé. Diante do Senhor, a humanidade toda é convidada a renovar a sua confiança em Deus. Um dos graves equívocos do homem contemporâneo é pensar que ele não precisa de Deus e que por si só conseguirá resolver tudo sozinho. A maior tristeza de uma pessoa é quando ela não consegue crer. A nossa vida passa por altos e baixos; por luzes e sombras. Mas, nada pode arrancar a fé do nosso coração. É este dom precioso que nos conduz a Jesus e que nos permite caminhar. Diante do Menino Jesus, o nosso coração pulsa com mais intensidade e vai descobrindo, pouco a pouco, que é impossível não crer neste Deus que está no meio de nós e que permanecerá para sempre conosco.

Natal é a festa do amor. É a manifestação do amor de Deus para conosco. E cada um é impulsionado a proclamar, com gestos, palavras e atitudes o seu amor para com Deus e para com o próximo. "Deus é amor e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele" (1João 4,16). O Senhor não se cansa de nos amar. Até quando, por algum motivo nosso, nos distanciamos d'Ele, Ele continua nos procurando e nos amando. Ele ama a todos, inclusive os indiferentes e aqueles que, ingenuamente, se declaram ateus. Deus tem amor por eles. E Jesus, a todo instante, repete: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que dizem" (Lucas 23,34). Todo homem tem fome e sede de Deus. Toda criatura clama pelo Criador. Todo ser humano precisa de Deus. Ele cuida de nós, respeitando sempre a nossa liberdade.

No mundo existem muitos conflitos, guerras, violência, enfim uma verdadeira "cultura da morte", como denunciou o saudoso João Paulo II. Mas, nada é mais forte do que o amor. A beleza do amor salvará o mundo e fará brilhar a "cultura da vida", como esplendor da graça do Criador. É preciso resgatar o amor como caminho e possibilidade de vida, e acreditar na força dele. É preciso investir neste dom e crer que nós somos amados e que é possível amar. Às vezes, caímos num pessimismo muito grande e começamos a pensar e a falar que o amor não existe mais, ou ainda, que ninguém ama. O amor é forte por si só, por isso, vence o ódio. Somos testemunhas dele e anunciadores de sua mensagem. O mundo pode voltar-se mais para Deus por meio deste nobre sentimento. Pois, o amor transforma tudo e todos para melhor.

Celebrando, com fé, a Solene Festa do Natal do Senhor, vamos sentir o nosso coração vibrar de alegria. Pois, a Luz do Alto vai brilhar no mais íntimo do nosso ser. E quanto mais nos abrirmos para o Senhor, que vem ao nosso encontro, mais a nossa vida será restaurada n'Ele. Jesus é o maior presente do Pai Eterno a toda a humanidade. N'Ele, o Pai confirma que nos ama e que quer a nossa salvação. Mantendo-nos unidos a Cristo, teremos mais forças para vencer todo mal e superar todos os obstáculos que tentam nos afastar de Deus. Cristo faz cair por terra todas as muralhas que tentam nos isolar no sofrimento e na dor. Cristo é a Luz! N'Ele nós encontramos o caminho que conduz à paz.

Que do "Presépio de Belém", dos lábios do Menino Deus, todos nós escutemos a mensagem que vem do Céu e é dirigida a cada um de nós: "Alegra-te! Não tenhas medo! O Senhor está contigo!" (Sofonias 3:16-17) Que, com Jesus no coração, a nossa alegria não seja efêmera. Mas, seja sim, perene, duradoura e fecunda! Que a barreira do medo caía por terra. Pois, o Senhor está presente em cada queda e em cada vitória. Ele tem o poder de tornar nossas maiores derrotas em nossas maiores vitórias. O Senhor pode fazer de um grande pecador, um grande santo! Ele está conosco quando perdemos ou ganhamos na longa estrada da vida. Por maior que seja a nossa dor, o Senhor se coloca ao nosso lado, segurando em nossas mãos. Ele nos conduz aos prados verdejantes da vitória da vida, do bem e do amor! Confiemos no Senhor que veio para ficar e caminhar conosco, e Ele nos dará carinho, paz e proteção.

Feliz Natal com Jesus na mente, no coração e na vida!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Imagem de Destaque

O segredo da felicidade

Seja porto de chegada, abrace, afague, receba, dê boas-vindas
Se pergunto: você quer ser feliz? A resposta certamente será positiva. Mas se pergunto como descobrir o segredo da felicidade? Talvez lhe custe um pouco responder. É que este acaba por ser o desafio que move o coração humano.
Diariamente vemos pessoas que vão e vêm, de um lado para o outro, em busca da felicidade. Alguns até a buscam nos lugares e do jeito errados; mas o indiscutível é a meta: ser feliz!

O fato é que fomos criados por Deus com essa vocação natural à felicidade. O Catecismo da Igreja Católica afirma que o desejo de Deus está inscrito no coração do homem e que somente n'Ele o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que ele não cessa de procurar.

A propósito, nestes dias li uma mensagem anônima e virtual que apontava algumas pistas revelando o segredo da felicidade. Com algumas alterações, apresento-a:

Para ser feliz, seja porto!
Porto de chegada de almas cansadas, porto para aqueles que andam perdidos pelo mundo e que precisam de um lugar tranquilo para descansar o fardo que carregam. Para ser porto de chegada, abrace, afague, receba, dê boas-vindas. Seja porto de saída para quem precisar partir, despedindo-se das ilusões, das dores, dos fracassos e decepções. Partindo para um vida melhor, para isso, ajude, apóie, converse, estenda as mãos, ouça, oriente. Seja também porto seguro para quem o ama e precisa de seu amor. Para ser porto seguro, esqueça de você e pense no próximo, esqueça suas dores e amenize as dores do outro. Se você não tem motivos para ser feliz, seja feliz por ser porto.

Seja ponte!
Ponte que liga a vida terrena à eternidade do céu. Para ser ponte, compreenda, perdoe e deixe as pessoas passarem por você. Para ser ponte, esteja no fim da estrada daqueles que não encontram o caminho de volta. Seja a passagem e não o atalho; seja o caminho livre e não o pedágio. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja-o por ser ponte. Ponte significa união, ligação, laços de afeição.

Seja estrada!
Estrada longa e agradável, iluminada de dia pelo sol e de noite pelo luar. Estrada que conduz a outros caminhos. Seja feliz por ser estrada para os peregrinos da vida; estes plantarão flores ao seu lado e as regarão todas as vezes em que passarem por você. Seja estrada para os caminhantes do tempo, estes poderão colher suas flores e sentir seu perfume.

Seja estrela!
Seja estrela brilhante no firmamento, estrela inspiradora dos poetas e iluminadora das noites escuras que também fazem parte da vida. Para ser estrela, ilumine os que o cercam, distribua luz gratuitamente. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser estrela, as estrelas estão sempre no alto e são soberanas porque iluminam sem cobrar nada por isso.

Seja árvore!
Árvore que dá frutos para quem tem fome, dá sombra e refresca o árduo calor dos caminhantes que seguem pela vida. Seja árvore que aninha, que acolhe os passarinhos, que enfeitam os quintais. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser árvore. E ser árvore é ter raízes sólidas e profundas, ter braços que se alongam, que se estendem...É produzir flores para enfeitar a alma de alguém, é ser forte e enfrentar temporais. É ter suas folhas embaladas pelo vento, é ser molhada pela chuva e acalentada pelo sol, é fazer parte da criação como um ser único e, portanto, indispensável.

Ser porto, ser ponte , ser estrada e ser árvore... é servir a Deus e este é o segredo da verdadeira felicidade.

Que você seja verdadeiramente feliz! Este é o meu desejo e certamente a vontade de Deus!

A dor passa...

Não podemos nos dar por vencidos, mas aproveitar cada situação para confiar em Deus e amadurecer
"A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável" (2 Cor 4,17).

Deus tem um propósito por trás de cada problema. Jesus nos advertiu que teríamos problemas no mundo. (Jo 16,33)
Ninguém está imune à dor, aos sofrimentos e problemas da vida.
Nossa vida é cheia de conflitos. Quando conseguimos solucionar um, aparece logo outro para ocupar seu lugar. Às vezes, não são grandes, mas todos contribuem para o nosso processo de crescimento.

Desde criança, ouvia um ditado que dizia: "quem não vem pelo amor, vem pela dor". Acredito que Deus usa dos problemas para atrair-nos a Ele. Já percebeu que quando as provações batem à nossa porta, corremos para buscar socorro em Deus?

Minhas experiências mais profundas de intimidade com Deus aconteceram quando estava com o coração destroçado, com uma dor enorme.
É nos momentos de sofrimento que pronunciamos nossas orações mais autênticas, usamos toda sinceridade com Deus. As provações nos obrigam a olhar para Deus, depender d’Ele e não de nós mesmos.

Certamente, Deus poderia ter evitado que alguns problemas nos acontecessem, mas permitiu para que o resultado fosse a nossa aproximação d’Ele. Porque de todo mal Deus tira um bem maior!

Existe um segredo para a paciência na prova: recordar que a dor passa.
Nestes momentos, a pior das hipóteses é olhar apenas para nosso interior, pois provavelmente ficaríamos deprimidos. Mas se olharmos para Jesus, n’Ele descansaremos nossas fadigas.

As provações vão forjando nosso carácter para tornar-nos semelhantes a Jesus. Esta é a intenção de Deus: fazer- nos como seu Filho Jesus, através das mesmas experiências que Ele viveu: tentação, solidão, desprezo, críticas.

Como uma pedra bruta de mármore que o escultor vai lapidando até tomar a forma desejada, assim também vai acontecendo com nossa vida: vamos sendo esculpidos, forjados no nosso carácter, até tornarmo-nos uma obra prima.

"A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável" (II Cor 4,17).

Não podemos nos dar por vencidos, mas devemos ser pacientes e perseverantes, aproveitando cada situação para confiar em Deus e amadurecer.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Jardim em meio ao deserto

'A gente não faz amigos, reconhece-os'
Quando partimos da perspectiva do relacionamento entre as pessoas, muitas vezes, esbarramos nas limitações e diferenças que nos marcam. Em contrapartida, mesmo com essas dificuldades, continuamos buscando um outro “eu” que nos ensine a viver bem a vida, e como a música, suavizar a nossa existência.

A música, a poesia, a arte têm a capacidade de nos levar a um lugar que, muitas vezes, sozinhos, não conseguimos chegar: à reflexão, muito bonita, de quem somos e a qualidade daquilo que fazemos. E amizade transcende tudo isso, pois nos leva ao jardim secreto, para além dessa reflexão. O amigo nos toma pela mão, supera as diferenças, acolhe os nossos limites e ensina-nos a enxergar aquilo que temos de mais bonito: o nosso Jardim Secreto.

Para ser bem sincero, as marcas que a própria vida faz em nós, muitas vezes, levam-nos a enxergar o nosso coração como um grande deserto, lugar sem vida. Esse deserto a que me refiro, não é no sentido bíblico (lugar do encontro com Deus), mas sim, um lugar de morte, de solidão, onde parece que não vale a pena continuar. Mas o dom da amizade, um dos maiores que Deus nos deu, leva-nos a encontrar no nosso coração o nosso Jardim Secreto.

Um grande amigo traz consigo os “óculos de Deus”, enxergando-nos à maneira do próprio Senhor. Claro, ele nos vê na nossa realidade profana, em nossos limites; mas, ao mesmo tempo, enxerga-nos (acolhe-nos) na nossa dimensão sagrada. Vê em nós o belo, que nem nós mesmos enxergamos, acredita quando não acreditamos, não somente se compadece de nossas dores, como também nos ajuda e nos ama quando não sabemos agir nem reagir.

Como diz Vinícius de Moraes: “A gente não faz amigos, reconhece-os”. E esse reconhecimento acontece à medida que, na nossa vida, vemos nascer o fruto da esperança, da felicidade, o qual, é claro, não está livre das podas e do sofrimento. Mas até nisso nós percebemos o sinal da vida, pois para que a árvore cresça saudável, as podas são necessárias. Sem sofrimento não existe maturidade! À medida que você vê, sente e percebe que está nascendo ou que está encontrando esse Jardim Fechado, que é o seu coração naquilo que ele tem de mais bonito, tenha certeza de que Deus se encontrou com você, utilizando-se de um dos seus mais queridos instrumentos: UM AMIGO!

Reconheça esse Jardim Secreto em você, reconheça esse instrumento de Deus e com tudo isso aceite o amor que o próprio Cristo tem por você. Amor que não fica somente na cruz, mas que passa pelo coração de um grande amigo!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Carta de um bebê

Estou muito feliz, mas tem algo que me deixa preocupado...
Oi mamãe, tudo bom?

Eu estou bem, graças a Deus faz apenas alguns dias que você me concebeu em sua barriguinha.
Na verdade, não posso explicar como estou feliz em saber que você será minha mamãe. Outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui concebido.
Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo!

Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido, e já começo a ver como o meu corpinho começa a se formar. Quer dizer, não estou tão lindo como você, mas me dê uma chance!

Estou muito feliz, mas tem algo que me deixa preocupado...

Ultimamente me dei conta de que há algo na sua cabeça que não me deixa dormir, mas, tudo bem. Isso vai passar, não se desespere.

Mamãe, já passaram dois meses e meio. Estou muito feliz com minhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar.

Mamãezinha me diga o que foi? Por que você chora tanto todas as noites?
Por que quando você e o papai se encontram, gritam tanto um com o outro?
Vocês não me querem mais ou o quê? Vou fazer o possível para que me queiram.

Já passaram 3 meses, mamãe, te noto muito deprimida, não entendo o que está acontecendo, estou muito confuso.
Hoje de manhã, fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã. Não entendo. Eu me sinto muito bem. Por acaso você se sente mal mamãe?

Mamãe, já é dia. Onde vamos? O que está acontecendo, mamãe?
Por que choras? Não chore, não vai acontecer nada...

Mamãe, não se deite. Ainda são 2 horas da tarde, não tenho sono, quero continuar brincando com minhas mãozinhas.

Ei! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha?É um brinquedo novo?
Olha! Ei, porque estão sugando minha casa?

Mamãe!
Espere, essa é a minha mãozinha!
Moço, por que a arrancou? Não vê que me machuca?

Mamãe, me defenda! Mamãe, me ajude!
Não vê que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho?

Mãe, a minha perninha, estão arrancando.
Diga para eles pararem. Juro a você que vou me comportar bem e que não vou mais te chutar.

Como é possível que um ser humano possa fazer isso comigo? Ele vai ver só quando eu for grande e forte... Ai... Mamãe, já não consigo mais... Mamãe, me ajude...

Mamãe, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu hoje, daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão.

Por favor, não chore. Lembre-se que te amo muito e que estarei aqui te esperando com muitos abraços e beijos.


Te amo muito.


Seu bebê

Autor desconhecido
Esperar e esperar!

Preste atenção: para algumas situações na vida, em nossas comunidades e ministérios, a solução é simplesmente esperar. Com muita oração e discernimento, você vai percebendo que o importante, nesses casos, não é agir; o mais importante é aprender a esperar para que as coisas se coloquem no seu devido lugar, segundo a Providência Divina.

Não tenha medo; muitas vezes, a espera também é a solução, pois assim vamos adquirindo têmpera e autodomínio e aprendendo a esperar em Deus.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vínculos, laços, ligações

Podemos dizer que homem tem uma história a partir da História que se inicia na mesma época de Cristo, sabemos que antes de Cristo também, porém historicamente é depois de Cristo, porque falar isso...

Porque neste período, Cristo nos ensinou algo maravilhoso, que nos leva a ter uma ligação moral com o homem.

Seria como uma corda de que dá um nó, e você sabe que o nó bem apertado ele uni, liga, segura, sustenta...

Cristo Jesus nos ensinou que para servir é preciso aprender a atar a nossa vida com outra vida, é preciso ligá-las, é necessário ter laços fortes e concretos do dia a dia,conhecer qualidades, defeitos, manias, em fim, o ser humano é um conjunto de tudo isso que falei...

Como podemos estreitar laços com alguém, como criá-los... é uma missão, é um desafio, é uma conquista diária, é uma vibração nova, é uma determinação, é ter um sentido de ideal de conquista, é a certeza da vitória sobre o individualismo.

Sabe, estamos falando do Vínculo entre pessoas, entre seres humanos que buscam algo sublime que não se pode ceder, dar, vender ou substituir, é algo nobre que se transmite integralmente dentro da mesma casa, do mesmo ideal, da mesma determinação que se busca.

Para uma pessoa criar laços é necessário ter algumas qualidades ela precisa ser nobre, grandiosa, generosa, encantadora, esplendido, o que há mais elevado nos sentimentos , nas ações... é você já se imaginou assim... tendo todas essas qualidades, tendo todos os gestos que Jesus teve com todos aqueles que o procuravam.

Assim sou eu e você, é assim que precisamos ser, a nossa vida é um vínculo criado para que homem conheça a sua essência, a sua finalidade.

Para criar vínculo é necessário estar perto, estar no dia a dia, é conviver junto, é preciso estar perto.
Criar vínculo é aprender a amar aquilo que aparentemente é difícil, impossível.
Vínculo também é uma determinação!

 

domingo, 6 de dezembro de 2009

Primeiramemte nαo julgue oh livro pela capa ,:$
eu sou o tipo de pessoα diferente das outras , nαo que outros sejαm outros e sim , q nós somos humαnos , Sofri ? αhαn , me errαr é ERREI ? errar humαno , αcertαr tbm é compreender que é dificil , não quero ser α tαl ,eu já sou αlgn mto feliz !!!
*
*
*
Eu aprendi a ver & a valorizar os detalhes qee fazem mudar!
Num é sempre qe se pode ganhar…nem tudo na vida tem um porque…
Hoje estou feliz por estar onde estou & amanhã não importa…
Quem sou eu pra duvidar da vida?
Hoje sei qe quem é feliz dá valor pra as coisas simples da vida…
Um momento bom vale mais qe tudo!
Agradeço a Deus e a vocês… :D
Dia após dia… Ganhando e perdendo… Errando e acertando…
Eu só quero o que é meu!
Não pego de ninguém… Então não vem me julgar! Não vem me rotular!
MEU RESPEITO É PRA QUEM TEM!*—-*
A мєninα quє viviα αcrєditαndo єm contos dє fαdαs; hojє єlα αcordou prα rєαliidαdє! єlα αdorαvα mαquiαgєm є sєmprє sє produziiα; hojє єlα tєm briilho própriio!! αntєs єlα αndαvα com duαs xuxiinhαs; hojє no mєio do pєrcurso pєrdєu αs xuxiinhαs є usα cαbєlos soltos! єlα erα nєrvosα,chαtα є mαndonα; hojє єlα єh αssim tαmbєm ;p!! єlα nαo tinhα αmiigαs, αpєnαs colєgαs; hojє єlα tєm irmαos!єlα tiinhα mєdo do єscuro; hojє єlα tєm mєdo do quє possα vєr no clαroo! αntєs єlα chorαvα; hojє єlα sorrii sєm pαrαr! αntєs єlα pєnsαvα quє nαo fαziiα difєrєnçα no mundoo,єrα só mαiis umα; hojє elα dєscobriiu quє é importαntє prα muiitα gєntє є quє podє fαzєr α difєrєnçα siiim! αliiαs,єlα é difєrєntє! αntєs єlα nαo αmαvα; hojє αlєm dє αmαr,єlα dαriiα α viidα por um αmoor!hojє αs pєssoαs tєm invєjα dєlα. sαbє pq? hojє єlα crєscєu!
Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém. Já abracei pra me proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também amei e fui rejeitado, fui amado e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, “quebrei a cara” muitas vezes! Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só pra escutar uma voz. Me apaixonei por um sorriso , já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial! Mas vivi, e ainda vivo! Não passo pela vida…e você também não deveria passar! Viva!!!! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.”(Charlie Chaplin)
Fαlee o q quizer de mim, mαs tenhα α descênciiα de ooLhαr nos meeus olhoos, enquαnto fαlα, ee tenhα α corαgem de ouvir minhα respostα